19 de abril de 2010

Sim, o Amapá existe!

Em resposta às críticas recebidas pelo artigo “Amapá, uma abstração”, o jornalista Rogério Borges afirma ter sido apenas uma brincadeira. De fato, foi uma piada sem graça e de muito mau gosto! Qualquer jornalista sabe do poder que a mídia tem na formação de opiniões de uma sociedade, e este senhor nos mostrou que desconhece isso. Jornalismo é coisa séria, não deve ser feito por qualquer um. Ao senhor Rogério Borges caso ele ainda tenha dúvidas sobre a existência do Amapá, deixe me tentar esclarecê-las:

O Amapá é um importante ponto estratégico da política e da economia brasileira. O porto de Santana, por exemplo, tem igual capacidade que o porto de Santos-SP, além de se localizar próximo aos Estados Unidos e fazer fronteira com a União Européia. Sim, isso mesmo, o Amapá é vizinho da Europa nas relações políticas!

Grandes empresas multinacionais já atuaram e atuam no Amapá explorando os imensuráveis recursos naturais do estado. Como grande parte desses recursos ainda estão intactos, o Amapá assusta os outros estados da região amazônica devido o seu grande potencial econômico e turístico.

Em solo amapaense já estiveram grandes arquitetos brasileiros como Oswald Bratke, Vilanova Artigas e João Filgueiras Lima, o famoso Lelé. Estes deram valiosas contribuições para a arquitetura regional da Amazônia sempre com a preocupação do conforto térmico, buscando soluções criativas para minimizar o uso de condicionadores de ar evitando assim o desperdício de energia elétrica.

Sabia senhor Rogério, que o Amapá possui cerrado? Que o Brasil, comprovadamente, foi descoberto pelo Amapá? Que este pedaço de terra foi motivo de brigas entre Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra? Que o Amapá possui uma base aérea construída pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial – era o ponto estratégico dos norte-americanos para abastecimento dos aviões e para planejamento? Que durante esse mesmo período navios alemães rondavam o nosso litoral? G4

Por Petter Isackson - Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP

4 comentários:

  1. E assim continua um circulo vicioso, que inicia-se nas escolas publicas, que pouco ou quese nada tratam a respeito da região Norte, e ganha força na midia como sendo uma região que quase não possui habitantes, e por ai vai, de preconceito, não somete para com o Amapá mas para com o Norte do Brasil como um todo.
    são atitudes como esta que não se pode aceitar, afinal somos ou não somos brasileiros, será que ele faria esta piada com São Paulo, acho que não....

    ResponderExcluir
  2. É vero, o Rogério um pseudojornalista queria notoridade escrevendo um bando "brincadeiras", segundo ele mas que segundo as mentes pensantes aqui do Amapá custaram-lhe caro, o que ele pensa mora em um estado que é mais lavora e pasto do propriamente espaço urbano, Goiás só famoso por ser um membro do corpo chamado Distrito Federal, ou seja, o ponto mais importante de Góias é Brasília, que nem faz parte do Estado, olha não sei vocês mas esse tal de Rogério deve ter sido abusado por aquele maníaco morto um tempo desse em Goiás...

    ResponderExcluir
  3. Adan disse.....


    Só pra deixar claro é muito plausível a sua atitude petter em defender o estado do Amapá, mesmo não sendo amapaense registrado, mas com certeza tem um grande vinculo afetivo com a nossa terra.
    É indesculpável o que o jornalista Rogério escreveu sobre o estado do Amapá, mal sabe ele o estado tem grande representação no mercado internacional. Você sabia jornalista, se o estado do Amapá parar de produzir irá afetar as grandes multinacionais logo tem-se como o estado é importante para o sistema capitalista. Tem mais, nos temos a maior fortaleza do brasil construída no período colonial e que foi tombada como uma das sete maravilhas do brasil. Nos somos banhados pelo maior rio de água doce do mundo o Rio Amazonas. Então não venha dizer o que foi brincadeira, na tentativa de amenizar o que foi publicado.
    O que devemos fazer é demonstrar que tem pessoas no Amapá que não irão baixar a cabeça e acatar o que mero jornalista de goias escreve e isso só reforça que este não sabe nada sobre o nosso estado.

    ResponderExcluir
  4. esse tipo de atitude jornalista que torna "justificavel" a falta de necessidade do diploma em jornalismo para exercer a profição, "qualquer um pode ser jonasta mesmo!". Não que seja o caso de Rogerio, jornalista a anos, entre tanto, usar ironia direta a um estado para tentar mostrar um padrão de todo o país é injustificavel! como foi dito pelo amigo Luis que salientou o fato dos problemas estruturais e historicos de Goiás, todos os estados do Brasil tem os problemas "ironizados" pelo jornalista, aí vem a pergunta, então porque? porque usar o Amapá como referencia? a unica conclusão que posso tirar é a de que visivelmente o autor quis ofender o povo amapaence e pela repercursão da cronica na midia e visivel a intenção sencacionalista tanto do jornal quanto do jornalista!
    rogerio disse em seu "pedido de desculpa":
    "Ao tomar o Amapá como tema de meu texto, o objetivo não era denegrir o Estado e sim ironizar". AMIGOS! é clara a intenção do altor de denecrir a imagem amapaence ou no minino um sensacionalismo! se eu "ironizo" um tema estou altomaticamente brincando com ele, ou seja, é visivel a intenção maliciosa. na frase "o objetivo não era denegrir o Estado e sim ironizar" não passa de um eufemismo!

    é como se eu dissese "o Berg é o cara mais fiel do mundo"(hehe).(ironia) automaticamente estou ofendendo ele.

    Enfim a desculpa dada pelo jornalista é inaceitavel!

    ResponderExcluir