1 de junho de 2010

O ensino de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifap - CAU/Unifap

 Vamos lá, já está na hora de alguém “botar a boca no trombone”!

Como estudante de arquitetura e futuro arquiteto amapaense, me sinto um tanto preocupado com a qualidade do ensino ministrado no curso de arquitetura e urbanismo da Unifap.

Antes de continuar, gostaria de deixar bem claro que este texto não se trata de uma ofensa ao curso e sim uma reflexão sobre o ensino da arquitetura que sabemos muito bem que precisa melhorar e isso somente será possível através de uma reflexão crítica da nossa realidade.

Muitos autores – arquitetos e professores de projeto – dizem que a disciplina de projeto arquitetônico seria a mais importante do currículo do arquiteto, pois é através dela que o estudante, futuro arquiteto, colocará em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula:

“(...) parece inquestionável que a disciplina de prática de projetos é a mais importante, pois é nela que se realiza a síntese de todos os conhecimentos necessários ao projeto de edificações, espaços abertos e de urbanismo.” (Edson Mahfuz, arquiteto e professor de projeto da UFRGS)

Por isso é comum que as discussões sobre o ensino de projeto sejam sempre as mais polêmicas.

Particularmente, no curso de arquitetura e urbanismo da Unifap, o ensino de projeto deixa muito a desejar. Há aquela crença ultrapassada de que se deve simular o que se passa em um escritório de arquitetura, onde “o professor é o cliente e o aluno é o arquiteto contratado”. O professor lista uma serie de exigências que o programa arquitetônico deverá conter de acordo com um tema específico e libera o aluno para projetar.

1°: Onde está a teoria de projeto?

2°: E a interatividade com as outras disciplinas do curso?

3°: Simular um escritório profissional é extremamente prejudicial ao aluno, pois estágios servem para isso e além do mais existe uma diversidade de possibilidades de atuação de um arquiteto no mercado de trabalho e isso quem escolhe é o aluno não a Universidade.

Outros males ainda dificultam o aprendizado de projeto no CAU/Unifap, como a falta de uma mentalidade crítica dos alunos – ora como se pode aprender projeto sem uma percepção crítica do que estamos fazendo?

A própria estrutura da grade curricular impõe dificuldades para assimilar o conhecimento a ser aplicado na prática de projeto.

O modo como as disciplinas são ministradas também é algo que gera bastantes discussões entre os alunos. Ao invés das disciplinas teóricas servirem de subsídio, de embasamento teórico, para o projeto, elas tomam o tempo do aluno e, como Mahfuz alerta, “a disciplina de prática de projetos é apenas mais uma, competindo com as demais pelo tempo e a atenção dos estudantes.”

É evidente que há um “erro” metodológico na grade curricular e nas diretrizes das disciplinas ofertadas. Em um curso recente, estes erros são até admissíveis, porém o fato de ser um curso novo não é desculpa para não se buscar melhorar. Tais problemas podem ser solucionados com dedicação de professores e alunos numa relação horizontal, com discussões democráticas, afinal a universidade é feita também por estudantes, só falta esse estudante ter consciência disso! G4
 
Por Petter Isackson, acadêmico de arquitetura e urbanismo da Unifap

7 comentários:

  1. Muito bem dito caro Petter, afinal este blog surgiu para lenvantar tais questoes, não é mesmo!
    Não retirando os erros cometidos pela instituição, a falta de pensamneto critico da estudantada, se assim podemos chamar os alunos do CAU Unifap, advem de uma costrução social anterior e maior que eles proprios, mas isso não jusifica a falta de interesse na mudança. Ora pois, tivemos a 2007 soh a bagatela de 6 semestres de uma disciplina que priorizava a CRITICA, mas que foi praticamente ignorada.
    Mas não eximo a Instituiçao de culpa, é DELA SIM, que continuia praticando uma produção de peças para o mercado e não para o pensamento, para a teoria, o importante é ter um bom "savoir faire", repetir e utilizar as novas tecnicas, sem no entanto saber domina-las, e ser dominado, pelos mandos e desmandos do capital...
    soma-se a isso um grupo de professores personalistas, que verdadeiramente pouco se importam com a qualidade do ensino e do profissional ali produzido...

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  2. “Onde estamos? Ou que fazemos? Esperar por uma nova
    sociedade e continuar fazendo o que fazemos, ou abandonar os misteres
    de arquiteto, já que eles se orientam numa direção hostil ao povo, e nos
    lançarmos na luta revolucionária completamente?"

    Vilanova Artigas

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  3. É muito importante relatar sobre esse assunto, se bem que a disciplina de projeto, sendo ela uma das mais importantes ou a mais importante do curso de arquitetura e urbanismo, logo não é aplicada de uma forma mais dinâmica, interagindo o aluno com a disciplina . E os professores que não tem formação especifica para ocupar a cadeira de projeto, tornaram-se permanentes, mas para deixar claro a universidade e feita pelos alunos, professores, técnicos e apoio onde todos as partes irão usufruir do conhecimento e não só uma destas. É o espaço para haver a troca de conhecimento e ser o principal meio de tornar a critica algo fundamental para a carreira do profissional de arquitetura e urbanismo.

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  4. É Bem relevante e já estava na hora de ir a vias de fato o que já se comentava pelos corredores de nossa instituição, método que se ensina projeto(como outras disciplinas mas... isso é tema para outros tópicos), é estranho pensar em ser orientado em projeto por aqueles que não tem uma consistente produção arquitetônica, os que pensam que projetam sem estilo algum, no fim das contas acabamos por sair com lacunas em uma discilpina de tanto peso em nosso currículo, e pior os poucos capacitados para ministrar tal disciplina acabam por ser excluídos de todo o processo por questões tão pequenas comparadas a ter uma disciplina de projeto com qualidade... Fazer o que infelizmente o Ego dos humanos é imenso... Por fim chegamos ao mercado com uma mente bucólica e nos achando sabidões até nos depararmos com o voraz mercado e ver como falhamos...

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  5. Olá Petter, me chamo Karen sou estudante de arquitetura e urbanismo aqui em Santa Catarina. Estava pesquisando sobre o pensamento dos acadêmicos de Arquitetura para escrever um artigo e achei interessante o seu posicionamento e o uso do seu blog como meio para construtivas e importantes discuções sobre o tema! Acredite, não é apenas no seu curso que problemas como esse ocorrem no ensino de projeto, na minha universidade isso também ocorre, porém para nossa sorte ainda existem alguns raros professores lá dentro, que preocupam-se com o ensino e tentam nos passar o correto processo de projetar, que muitos não sabem ou cusam-se a admitir e aprender! O que realmente espero, é que no futuro as universidades percebam o quão importante é questionarem-se e perceberem onde estão os erros! O ensino de projeto é a espinha dorsal de um curso de arquitetura, porém não se dá a ele a antenção necessária! Enfim, cabe também á nós enquanto estudantes e futuros arquitetos buscarmos o NOSSO melhor ensino, se não na faculdade, em especializações ou se necessário for, batendo de frente com as dificuldades da vida profissional!!!

    Parabéns pelo seu blog,continue expresando suas idéias, acho isso de extrema importância para nossa formação!
    Caso queira passar no meu blog, o endereço é:
    www.karenfaur@blogspot.com

    Att

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  6. Olá Karen!

    Que profissão complicada essa a gente foi escolher, hein? os problemas começam desde a faculdade! rsrsrsrs

    Bem Karen, primeiramente obrigado por visitar o nosso blog. Esse blog foi criado com esse objetivo debater, discutir os nossos problemas enquanto estudantes e futuros arquitetos.

    Se vc ainda estiver escrevendo seu artigo tem uns textos no portal vitruvius do Edson Mafhuz, ele é o cara! rsrsrs

    Vamos visitar sim o seu blog! Ah e se vc tiver textos e se quiser publicar no nosso blog é só enviar por email blz!

    Até mais!

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  7. Nosso curso aqui peca em muitas coisas, infelizmente!

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