19 de abril de 2010

Boas Lembranças

É engraçado e curioso, o nosso apego por imagens, paisagens e até pelo cheiro de locais que nos remete a épocas boas, esse é o meu caso. Costumo dizer que na minhas infância e adolescência "eu era feliz e sabia", aproveitei cada momento, cada segundo, e tenho saudades por exemplo, quando eu jogava bola na frente da casa da minha vizinha... ou quando meu pai me levava a escolinha próxima de casa na sua bicicleta "monarque" e eu sentia o cheiro do café sendo queimado na fábrica, que ainda está estalada no mesmo lugar, quando eu passo por lá, é como se eu voltasse no tempo, uma porrada de lembranças boas cercam a minha mente e me deixasse atônito a ponto de querer voltar no tempo e viver tudo aquilo novemente. Mas o que isso tem haver com arquitetura e urbanismo?? Tudo!! É isso que chamamos de a importância da paisagem da cidade no cotidiano do homem seja ela modificada ou não,  das grandes metrópoles onde se está rodeado de prédios até aquela pequena e pacata vila ou interior onde o tempo parece não passar.  G4 

Por Gabriel Rosa acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP.

Um comentário:

  1. Tá vendo só cara você escreve bem, só precisar ser menos afoito e ter calma para pensar no tema e no texto que você quer escrever!!

    A importância da paisagem, para mim, se resume numa coisa só: a identidade do homem com o espaço que ele vive.

    Você relatou uma experiência com a cidade vivida por você em um momento da sua vida. Está é a sua relação com o seu bairro, onde a cidade parece ser um lugar agradavél de se viver. O ser humano precisa sentir pertencente a algo, e uma arquitetura característica do local onde ele vive é o que vai fazer ele se sentir bem, se sentir um cidadão vivendo numa cidade com história, tradições...

    ResponderExcluir