8 de abril de 2010

MANIFESTAÇOES

Um espaço de fé, oração,



























pagamentos de promessas....









de comercio



de festa.

















Todas as idades, diversos interesses, num mesmo momento, num mesmo espaço.
Ainda a Praça, em certos momentos continua sendo o palco de encontros e desencontros, mas que mesmo com sua importancia é esquecida.


Cirio de Nazaré, 2009

Por Wandemberg Almeida Gomes, academico de Arquitetura e Urbanismo da Unifap.

3 comentários:

  1. Adan disse...

    A não utilização do espaço praça para os seus devidos fins realmente é visível. Em reflexo da falta de interesse dos governantes em efetivar projetos de intervenções feitas por profissionais atuantes na área na tentativa de atribuir característica que a tornem um espaço utilizável pela população.
    não é só colocar canhões de luz na tentativa de destacar as planta existentes, com o objetivo de atrair a população como insetos seguindo a luz. As intervenções tem que ser concretas e corretas fazendo com que esses espaços sejam usufruídos pelos populares.

    ResponderExcluir
  2. muito bem colocado Adan, a população não pode ser enganada com luzes coloridas o problema é bem maior. E a praça como espaço de encontro acaba se tornando espaço da violencia urbana, e da segregação, umas são bem feitas e outras não, nem mesmo os equipamentos de diversão são respeitados. Um reflexo triste de uma cidade que está em processo de "abandono"....

    ResponderExcluir
  3. Adan disse...

    parando um pouco pra pensar, se as praças que localizam-se em bairros centrais estão em estado de abandono e depredação, como não devem estar as praças em bairros distantes do centro em contato direto das áreas periféricas e irregulares.

    ResponderExcluir