5 de março de 2010

Vila do Mucajá

A Vila do Mucajá, localiza-se na cidade de Macapá-AP, esta foto foi tirada no ano passado (2009) por nós. O local tem sido um tema polêmico, pois o governo do estado irá remover os moradores para edifícios de apartamentos que estão sendo construídos nas proximidades da área. Essa política não é estranha às cidades brasileiras, que desde sempre preferiram "varrer a sujeira para debaixo do tapete". Remover as pessoas daquele local não irá melhorar as condições de vida dessas pessoas, só irá tornar Macapá uma típica cidade capitalista: segregada. G4

Obs.: A Vila do Mucajá fica próximo a orla de Macapá, um dos pontos turísticos da cidade.

Por Petter Isackson - Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP

7 comentários:

  1. oi,gostei mto da iniativa de vcs em falar desse assunto. Mas, por se tratar de um local estratégico para a cidade concordo com o remanejamento dessas pessoas, alias,eu ja fui no Mucaja e lá as pessoas vivem em pessimas moradias e mal uso do espaço e como lá é area de ressaca deve ser protegida.
    Por outro ponto,é que sabemos que em anos eleitorais as coisas são feitas para varias finalidades e as vezes pode trazer beneficios.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro Anônimo,

    Muito obrigado por comentar nossa postagem, isso é muito importante para nós. A sua opinião será, claro, respeitada.

    A problemática de se remover uma certa comunidade de um local, não é somente as condições de moradia em si, mas as relações sociais existentes naquele espaço. Existem vários exemplos pelo Brasil de que esta prática não é boa para a sociedade. Veja bem, com certeza você deve ter pecebido alguns pequenos comercios na Vila do Mucajá... se esse pessoal for removido para apartamentos, onde irão vender o seu açai, e tirar o complemento do mês?

    O problema é que não se faz planejamento urbano em Macapá, apenas se faz "planejamento eleitoreiro"...

    Espero que você continue, sempre que puder, comentando nossas postagens, até mais!

    ResponderExcluir
  3. penso que é maior do que isso, pois as relações socias são mutaveis e temporais podem ser adaptar a novos ambientes e situações.
    Concordo que o mal que ronda o estado são os malditos politicos que só fazem besteira e atrasam o progresso. Não a planejamento, porém onde estão os projetos????

    ResponderExcluir
  4. Veja bem, não estamos nos posicionando, exatamente, contra a remoção dos moradores do Mucajá, estamos nos posicionando contra a atitude do Estado. Esta remoção só está acontecendo devidos aos interesses políticos e econômicos da elite local, tanto é que nada disso consta no Plano Diretor de Macapá.

    Quanto as relações sociais... estas são bastante complexas, e para remover aquele pessoal dali, seria necessário um amplo trabalho social com assistentes sociais, sociólogos, arquitetos, geográfos e é claro a comunidade local. As relações sociais somente serão adaptavéis com esse tipo de trabalho.

    Discutir a cidade é de grande importância, pois nós vivemos nela! Nós somos as grandes vítimas das politicagens e das péssimas gestões. Não podemos mais ficar calados! Fico feliz em saber que existem pessoas interessadas neste assunto tão importante!

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou Elidiane acadêmica de Geografia da UNIFAP.Podemos observar q as péssimas condições de moradia ñ é realidade apenas de nosso Estado, q os agentes públicos se utilizam dessas condições para benefício próprio; porém temos q ir além como pesquisadores. Estou no projeto de TCC e é justamente conhecer as condições dessa população. Gostaria de saber se vc poderia ter fotos antigas da área, do processo de ocupação e construção do espaço da vila do Mucajá? Abraços não esqueça de responder!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elidiane,

    Mil desculpas por não responder a tempo!!

    Nós não temos fotos antigas da ocupação do Mucajá, mas já que o seu TCC é sobre esse tema, acho que nós poderiamos ajudar com o debate...

    Entre em contato conosco se ainda tiveres interesse!

    ResponderExcluir
  7. Muito feliz de ter achado esta matéria da vila Mucajá. Passei boa parte da infância nesta vila, gostaria muito de poder ver outras fotos desta época, alguém teria algum arquivo? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir