5 de março de 2010

A importância da crítica de arquitetura

Tem-se em nossa sociedade uma conceituação bastante vulgar da palavra crítica, como se criticar algo fosse uma coisa detestável. Esta visão é precipitada e errônea, e portanto necessita ser modificada e desmistificada.

Ora, crítica é uma análise, uma avaliação, uma reflexão criteriosa e fundamentada, o que indica a necessidade de haver um método e um bom conhecimento sobre o assunto.

Podemos dizer, a grosso modo, que a produção de conhecimento na arquitetura é feita através da crítica, pois sendo a arquitetura um campo multidisciplinar do conhecimento, a atividade arquitetônica só pode ser melhorada a partir de sua discussão crítica!

Vejam só, não há arquitetura perfeita, não um método único e cem porcento eficaz de se projetar, mas há a crítica. Para criticar arquitetura, não necessariamente deve-se ser arquiteto (pois muitas pessoas possuem diplomas de arquiteto, mas de fato não são!), mas deve-se entender sobre arquitetura.

A crítica de arquitetura se faz importante na medida em que necessitamos de espaços agradáveis para viver, afinal não é esse o objetivo da arquitetura, servir às nossas necessidades além de se integrar ao ambiente? E como fazer isso? G4

Leia mais: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/169/fato-opiniao-o-que-e-critica-de-arquitetura-77737-1.asp

Leia mais: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq002/arq002_02.asp

Leia mais: http://www.arcoweb.com.br/artigos/a-critica-de-arquitetura-crise-da-critica-edson-mahfuz-03-05-2009.html

Por Petter Isackson – Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP

Um comentário:

  1. Po**@ q sacanagem!!! Ninguém comentou este post sobre a crítica arquitetônica!

    ResponderExcluir