18 de março de 2010

Gestão Ambiental: Da Valorização da Natureza ao Uso do Espaço

Quando se fala em gestão ambiental, significa como esse espaço será habitado, que decisões serão tomadas, visto que, geralmente quem dá a útima palavra éo capital, é ele que seleciona, constroi e destroi um determinado espaço.
Gestão no preimeiro momento, se aplica no espaço, com o discurso preservacionista, como éo caso do parque do Tumucumaque, onde houve uma conferencia na Àfrica onde se votou e se aprovou que aquele local seria uma área restrita, com a seguinte justificativa de que será para as futuras gerações... isso sinceramente é conversa fiada, pois, so pensam em preservar apenas umas area de atuação enquanto o resto do mundo está sendo destruido, degradado pelas mesmas pessoas que aprovaram essa lei de restrição do parque, aqueles que gerem, comandam e apontam as decisões.
É a gestão que normatiza através da legitimidade a atuação de espaço, justamente para atingir os interesses dos governantes locais. Essa gestão também afeta o espaço como éo caso das mineradodas que aqui se estalam, distorcendo toda a dinamica  temporal daquele espaço, no caso Serra do Navio, sendo, que aquela população não está acostumada com aquele ritmo, mas, por uma questão de necessidade, se adaptaram aquele ritmo.
Pra finalizar, quero dizer essa transformações só acontecem para atender aos interesses do capital seja ele privado ou não, são os MAKE DECISIONS , que ditam as regras, constumes e as leis deste país tudu para benefício próprio.G4

Por Gabriel Rosa Acadêmico de Arquitetura da UNIFAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário