9 de março de 2010

MANIFESTEM-SE

“Verticalização não é sinônimo de problema, nem horizontalização é de solução”, com estes dizeres proferidos no II seminário da Cidade em findos de 2009 faz-se necessário o alerta que a ordem inversa da frase também é verdadeira, ainda mais se tanto um quanto o outro forem feitos seguindo apenas os desígnios de mercado.

Afinal, a cidade muito além de ser um pedaço de terra a ser comercializada é o espaço de reprodução social, e se esta for o sistema de segregação e pobreza. Do clientelismo e da dialética negativa, da manutenção do erro, da fabricação de “marginais” (1).

Não é somente esperar que um bom Plano Diretor (PD) seja feito, é participar de sua elaboração. Os arquitetos, e principalmente estes, não podem se permitir a acomodação, e as glorias dos grandes projetos dos grandes grupos ou o dinheiro dos pequenos, é preciso que tomem o controle do planejamento da cidade, espaço da construção de sua arquitetura, mas para que a arquitetura não fique a reboque dos acontecimentos e que possa realmente se desenvolver e ser ARQUITETURA, e não mera construção ou escultura de fachadas.

E graças a certo desleixo dos arquitetos e interesses individuais do poder publico o PD da cidade de Macapá, pouco conhecido e praticado, é ignorado. Então, o que podemos esperar disso? G4

(1) Marginal: É tudo aquilo que está a margem de alguma coisa.

Wandemberg Almeida Gomes, acadêmico Arquitetura e Urbanismo.


2 comentários:

  1. o plano diretor é mto importante p a cidade de macapa e pq n esta sendo cumprido?

    sei que tem profissionais que só tem titulo e n se movem, e isso é mto triste.

    mcp vai se atrasando...

    ResponderExcluir
  2. Bem, primeiro o que é o plano diretor, é nada mais nada menos que um conjunto de leis que deveria, que fique bem claro, deveria, nortear, regular, traçar as diretrizes que a cidade deve seguir( desde as como dever ser feitas as calçadas até como o lote pode ser utilizado, de acordo com as características do bairro, da rua em que se encontra) , sendo elaborado consultando a população, Vc foi em algum momento chamado a participar de alguma reunião ou capacitação ou audiência publica sobre o desenvolvimento do Plano diretor da cidade de Macapá?
    se a resposta for negativa, ai vc tem a resposta da segunda pergunta.
    SEM a PARTICIPAÇÃO dos citadinos, é impossível este plano atender as reais necessidades da nossa cidade. e mais como pode ser cumprido se a maioria do povo da cidade simplesmente nem sabe que isto existe.
    quanto a importância, alem de muitas outras coisas, está ai para evitar, pelo menos no papel, a segregação da cidade, pois guiaria a cidade, de acordo com o que ela precisa, e não apenas obedecendo a lógica de mercado, imobiliario, ou de interesses individuais.

    ResponderExcluir